Plateia social leva casais que nunca foram ao teatro para assistir Deus da Carnificina

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Projeto de inclusão cultural do Idtech selecionou 14 moradores do Residencial Orlando de Morais para assistir espetáculo estrelado por Paulo Betti e Julia Lemmertz, neste sábado, dia 19 de outubro

A peça teatral Deus da Carnificina conta a história de dois casais que vão resolver uma briga de seus filhos e acabam “lavando a roupa suja”. A comédia estrelada por Julia Lemmertz, Paulo Betti, Deborah Evelyn e Orã Figueiredo, que trata sobre família, sociedade e vida a dois, será assistida por sete casais do Residencial Orlando de Morais que nunca tiveram a chance de entrar num teatro. A oportunidade está sendo proporcionada pelo projeto inclusivo Plateia Social, do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), que terá sua 11ª edição neste sábado, dia 20 de outubro, às 21 horas.

Os casais, selecionados pelos assistentes sociais do Idtech, não conseguem segurar a ansiedade de poder ir ao teatro pela primeira vez. Além de assistir a peça com celebridades conhecidas nacionalmente, vão ter uma noite cultural com direito a uma confraternização no Restaurante Árabe, que apoiou essa edição do Projeto Plateia Social. O grupo receberá ainda um kit com informações da adaptação brasileira de uma peça francesa escrita por Yasmina Reza, que teve uma coleção de outras adaptações (inclusive um filme) e prêmios no mundo todo.

O Residencial Orlando de Morais, foi um dos empreendimentos onde o Idtech realizou o Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), para a integração e inclusão das famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e Programa Municipal de Habitação A Casa da Gente. “O Plateia Social já beneficiou também moradores do Residencial Jardins do Cerrado, bairro que a organização social trabalhou em duas oportunidades. É interessante que essas pessoas depois que vão ao teatro começam a se envolver mais com a cultura e acabam transmitindo esse interesse à sua família, vizinhos, colegas de trabalho”, disse o coordenador executivo, José Cláudio Romero.

O projeto
O Projeto Plateia Social, lançado em junho de 2012 pelo Idtech, se dedica a proporcionar oportunidade de acesso à arte a pessoas que nunca foram ou não tem oportunidade de frequentar espetáculos culturais. Nas dez primeiras edições já foram beneficiadas mais de duas mil pessoas. O Projeto participou das peças Dona Flor e Seus Dois Maridos, A História de Nós Dois, Hermanoteu na Terra de Godah, O Circo dos Amores Impossíveis, O Menino que Vendia Palavras, Disney Live, Alice no País das Maravilhas, As Pontes de Madson; do espetáculo de balé Teatro Scala de Milão e levou crianças para ver a exposição O Mundo Jurássico.

A peça
Deus da Carnificina acrescenta ao polido linguajar da classe média francesa oportunas referências brasileiras. Na trama ambientada em Paris, dois casais estão às voltas com um problema: a briga de seus rebentos de 11 anos resultou em um dente quebrado. Sem nenhuma piada explícita, a ação se desenrola na maior diplomacia até que supostas verdades começam a ser ditas. Na troca de farpas, o quarteto acaba perdendo a pose.

Fonte: IDTECH

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Diana,
Gostaria de te mandar fotos e a matéria final da participação dos moradores no espetáculo. Como procedo??

Obrigada,

Iris Bertoncini - Assessoria de Comunicação Idtech

Diana Ferreira disse...

Pode enviar para: di.ferreira@globo.com Obrigada!

Postar um comentário